segunda-feira, 14 de março de 2011

Movimentos Estudantis

Hello hello hello -q (estou com essa mânia hoje '-')
Ok, não é novidade pra ninguém que a tarifa de ônibus aumentou, isso já estava previsto a séculos (ok, nem tanto), e a nova onda (do imperador -n) é entrar em comunidades de "2,50 é roubo" "URBS isso" "URBS aquilo" etc, etc, etc no orkut, e quer saber a verdade? Tô de saco cheio disso tudo!
Para você que não está entendendo muito bem sobre o que estou falando, das duas uma: você pega ônibus que vai pra região metropolitana que se eu não me engano continua R$1,90 a passagem ou você não mora em Curitiba. Permita-me então explicar o que está acontecendo...

Segundo a Wikipedia : O movimento estudantil é um movimento social da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista e constantemente renovado - já que o corpo discente se renova periodicamente nas instituições de ensino.

E segundo o site Overmundo : Por muito tempo o movimento estudantil era sinônimo de credibilidade e de respeito, graças às inúmeras pessoas que lutaram ao longo do tempo, e principalmente no período militar, para que os estudantes tivessem melhores condições de estudo e liberdade de expressão. E além de defender os direitos de todos os cidadãos...Uma outra coisa que atrai os jovens é achar que o espírito revolucionário é moda e não um meio que existe para conscientizar os estudantes e a sociedade em geral. E esses estudantes na sua grande maioria não sabem nem o que é movimento estudantil. (para um maior entendimento eu sugiro a leitura do post desse site, eu achei muito bom)

Indo direto ao ponto... eu estudei movimentos estudantis por seis meses, não sou uma PhD no assunto mas acho que entendo o bastante para afirmar que o movimento "R$2,50 é roubo", é um protesto sem base e fundamentos, criado só para fazer barulho e ser uma oportunidade maravilhosa de alguns alunos matarem aula para irem aos "protestos". O povo sempre reclama que quer melhorias nos ônibus mas não querem pagar um centavo a mais para que isso aconteça! Os trinta centavos que subiram na passagem podem até ser úteis para as pessoas que paravam no terminal e compravam algum docinho acabem emagrecendo ou alcançando outros objetivos do gênero estético em suas vidas (ok, foi uma piadinha maldosa, na próxima levanto minha plaquinha de sarcasmo). Resumindo: ocorreu em Curitiba um aumento na tarifa que foi de R$2,20 para R$2,50, então estudantes do Colégio Estadual do Paraná e do Santa Cândida (se eu não me engano) resolveram organizar movimentos de protesto pela cidade pois consideram o aumento absurdo e tudo mais.
Esse post é só para expressar a minha opinião (que se você ainda está em dúvida é: eu não dou a mínima e acho uma perda de tempo) mas eu não quero arrumar problemas com ninguém, nenhum dos organizadores ou coisa parecida, eu simplesmente ignoro os gritos e puxões para ir ao protesto na frente do colégio e sigo para o pátio, simples assim, só estou tentando fazer um post produtivo e com algumas bases para expressar minha opinião no meu pequeno "ciberespaço". (:
E outra coisa, eu apoio movimentos estudantis, sociais e de classe operária, desde que eles façam sentido para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário