quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os miseráveis


Olá :D
Comecei a estudar romantismo a algum tempo nas aulas de português e finalmente assisti ao filme "Os Miseráveis" inteiro! Logo depois tive de fazer um trabalho citando características do romantismo representadas no filme e descrever as características psicológicas dos personagens principais valendo 1.0 glorioso ponto na minha média, vou tentar reproduzir aqui meu trabalho porque eu acredito que seja uma forma interessante de compreender o filme mas devo alertar para quem não assistiu que pule essa parte por conter "spoilers" e ir para o final onde dou minha opinião pessoal e recomendo o filme haha.
Primeiramente o filme se passa na época da Revolução Francesa, o clímax acontece nas ruas de Paris, então além de nos passar mensagens encantadoras ainda nos da uma pequena aula de história nos remetendo ao lema da Revolução: Liberdade, Igualdade e Fraternidade quando um grupo estudantil (lembrando do meu querido post sobre movimentos estudantis, assistam Les Mis e tenham uma aula sobre isso meus queridos companheiros de escola) sai as ruas em busca de democracia.
As características mais marcantes, tirando o senso nacionalista da 1ª geração do romantismo seria o mau do século, a morte e o pessimismo constante que rondam os personagens, característica da 2ª geração. O inspetor Javert, um homem arrogante e egocêntrico acaba morrendo sozinho, apenas com seu orgulho e amor pela lei, se suicidando após mais de vinte anos em busca de justiça tentando mandar Jean Valjean de volta a prisão; Fantine, a prostituta mãe de filha bastarda que se vê na obrigação de abandonar sua filha, Cosette, com outra família para que possa trabalhar e enviar dinheiro para os cuidados de sua amada criança, nos remete ao pessimismo da época e morre devido a uma doença, como mandava todo seu dinheiro para a família que "cuidava" de Cosette não pode se tratar; Valjean é um bom homem mas também se sente sozinho e por passar toda a trama sendo perseguido pela polícia, tende a ter características de pessimismo e estar sempre sorrateiro, por incrível que pareça ainda espera o melhor das pessoas mas nunca o de si. Como já mencionei o clima de nacionalismo e revolta, podemos perceber também críticas sociais e tradições populares, características da 3ª geração do romantismo, essas estão mais presentes no personagem Marrius, um estudante que com o instinto de lutar pelo que acredita junta um grupo de pessoas para uma guerra armada abaixo a monarquia.
O filme tem duração de 131 minutos, é um drama muito interessante e conseguiu me arrancar algumas lágrimas! Contei aqui uma versão bem resumida pois espero que mais pessoas assistam ao filme e procurem ler o livro (infelizmente ainda não tive a oportunidade) e aprendam mais desse período literário que é muito mais do que um casal apaixonado.

Um comentário:

  1. Nossa você tem um bom censo para critica, muito boa sua visão sobre o filme. Parabéns!

    ResponderExcluir